App Store Mudando

Apple anuncia que fará uma “limpeza” na App Store.

Milton Lapido Leave a Comment

A Apple enviou aos desenvolvedores uma notificação (link para conteúdo em inglês) sobre mudanças que ocorrerão na App Store. Essas mudanças tem o objetivo de facilitar para os usuários encontrar conteúdo de alta qualidade.

Mudanças começaram após evento de lançamento do iPhone 7

Na notificação a Apple fala da necessidade de melhorias e de tornar o ambiente da App Store mais palatável para os usuários e que para isso a eliminação de apps com funcionamento que não atinge o objetivo proposto, que esteja desatualizada em relação ao que os usuários buscam atualmente ou simplesmente esteja defasadas em relação ás versões mais recentes do iOS. No início da notificação lemos:

Para facilitar aos usuários encontrar ótimas aplicações que atendem às suas necessidades, nós queremos garantir que as apps disponíveis são funcionais e atualizadas. Estamos implementando um processo contínuo de avaliação das apps, removendo as que não funcionam conforme desenhadas, não atendem às regras do presente “HIG” (Human Interface Guidelines ou Guia para interfaces para humanos), ou estejam desatualizadas ou defasadas.

A notificação segue alertando sobre o que se pode esperar desse processo, que inclui a data de início do processo (7 de setembro de 2016), quais os tipos de apps serão afetadas, o que ocorrerá se a app de um desenvolvedor tiver algum dos problemas citados, quanto tempo ele terá para fazer ajustes em sua app, se os nomes das apps removidas estarão disponíveis para uso de outros desenvolvedores, o que ocorrerá com as instalações das apps removidas e, finalmente, o que o desenvolvedor poderá fazer para manter suas apps preparadas para o futuro.

Novas regras para a revisão de apps na App Store

Ainda na notificação a Apple disponibiliza um link para a última versão do guia de revisão da App Store que já cobre a versão 10 do iOS, a ser oficialmente lançada para o público em geral no dia 13 de setembro, e suas novas APIs como o SiriKit (que permite que desenvolvedores criem apps que se integram ao sistema de inteligência artificial conhecido como Siri), Sticker packs (que permite a criação de conjuntos de “adesivos” que podem ser usados nas mensagens trocadas via Messages), a nova Messages Store (que é onde os stickers packs poderão ser comercializados), as novas políticas de assinaturas e mais.

Ação necessária

Com o processo anunciado ativo, desenvolvedores serão notificados sobre problemas em suas apps e terão 30 dias para agir e fazer as modificações necessárias para atender às regras e assim evitar a remoção de sua app da App Store. No entanto, apps que simplesmente não funcionam (que falham em iniciar) serão removidas imediatamente, sem o aviso ao desenvolvedor.
Quem tem apps na loja da Apple, deve nesses próximos dias, ao menos garantir que suas aplicações esteja iniciando corretamente e apresentando o conteúdo pretendido aos seus usuários.
Outra coisa anunciada é que os nomes das apps estarão limitados à 50 caracteres, mesmo para as já existente que deverão encurtar o nome em sua próxima atualização. A redução no tamanho do nome visa melhorar o acesso às apps via busca.

Uma App Store melhor

Ao longo dos últimos dois meses a Apple tem dedicado diversos recursos à melhoria da App Store. Em Junho foi anunciado o plano para estender a possibilidade de se “assinar” apps como serviços para todas as categorias, de oferecer uma divisão mais favorável aos desenvolvedores das receitas dessas assinaturas, melhorias nas ferramentas de compartilhamento e a introdução de anúncios nos resultados de buscas na App Store para permitir novas formas de promoção das apps.

Leave a Reply