De acordo com a empresa de análise de mercados StrategyAnalytics o mercado de venda de smartphones cresceu 12% de 2014 para 2015 indo de 1,28 para 1,44 bilhões de unidades vendidas no mundo inteiro. Mas apesar de o crescimento ter sido relativamente grande de um ano para outro, o crescimento no último trimestre de 2015 cresceu apenas 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa desacelaração no crescimento das vendas é atribuído principalmente ao amadurecimento de grandes mercados como a China e às crescentes preocupações dos consumidores em relação à economia mundial.
Samsung e Apple lideram o mercado com folga
Vendas de iPhone tiveram aumento de menos de 1% do 4º trimestre de 2014 para o de 2015A Samsung teve um crescimento de 9% no último trimestre de 2015 e colocou mais 81,3 milhões de aparelhos nas mãos de consumidores ao redor do mundo (contra 74,5 milhões no 4º trimestre de 2014). Esse foi o maior crescimento atingido pela Samsung em pouco mais de dois anos e ajudou a empresa coreana a se manter à frente da Apple e assegurar o primeiro lugar em vendas com 20% para o trimestre e 22% no ano. A Samsung deve lançar o novo modelo se sua linha flagship Galaxy S, em um evento no dia 21 de Fevereiro e isso deve ajudar a empresa a garantir e consolidar sua liderança no mercado de smartphones.
A Apple quase não teve crescimento do 4º trimestre de 2014 para 2015 tendo vendido 74,5 e 74,8 milhões de unidades respectivamente, garantindo 18% do mercado e a segunda posição entre os fabricantes. Aparentemente a Apple está atingindo um plato de vendas para o iPhone e terá que expandir sua participação em mercados como a Índia e Nigéria para reestabelecer o crescimento de vendas do dessa linha em 2016.
Chineses completam a lista dos top 5 fabricantes
O mercado asiático é decisivo na definição da participação no mercadoA chinesa Huawei manteve a terceira posição com 8,1% do mercado global no 4ºT de 2015, 2% a mais que no mesmo período do ano anterior. Huawei se juntou ao pelotão de elite e entregou mais 100 milhões de smartphones a seus clientes pela primeira vez em ano em 2015. Um feito realmente impressionante. No entanto, há sinais que o crescimento dessa empresa esteja desacelerando enquanto outros grandes fabricantes como a Xiaomi começam a se posicionar e lutar por mercados importantes da Asia.
Assim como antes o quarto e quinto lugares foram ocupados pela Lenovo-Motorola e Xiaomi. A primeira fechou 4ºT de 2015 com 5% do mercado mas com um declínio de 18% em suas vendas anuais de 2014 para 2015, demonstrando que a junção da Lenovo com a Motorola ainda não se provou frutífera, e a venda da empresa resultante da união é menor hoje do que a soma da duas empresas antes de se tornarem uma em 2014
A segunda (Xiaomi) se igualou à Lenovo-Motorola no 4ºT com 5% do mercado e tem lançado modelos de aparelhos 4G com designs arrojados para colocar pressão em competidores como Huawei, LG, ZTE e Micromax nos mercados da China e Índia e conquistar uma fatia de mercado maior.
Abaixo as tabela de vendas com comparativos entre 2014 e 2015.
Venda global por fabricante (Milhões de Unidades) | 4ºT ’14 | 2014 | 4ºT ’15 | 2015 |
Samsung | 74,5 | 317,2 | 81,3 | 319,7 |
Apple | 74,5 | 192,7 | 74,8 | 231,5 |
Huawei | 24,1 | 74,1 | 32,6 | 107,1 |
Lenovo-Motorola | 24,7 | 92,7 | 20,2 | 73,9 |
Xiaomi | 17,0 | 61,1 | 19,5 | 72,0 |
Outros | 165,3 | 545,7 | 176,1 | 637,5 |
Total | 380,1 | 1.283,5 | 404,5 | 1.441,7 |
Participação no mercado global de smartphones (%) | 4ºT ’14 | 2014 | 4ºT ’15 | 2015 |
Samsung | 19,6% | 24,7% | 20,1% | 22,2% |
Apple | 19,6% | 15,0% | 18,5% | 16,1% |
Huawei | 6,3% | 5,8% | 8,1% | 7,4% |
Lenovo-Motorola | 6,5% | 7,2% | 5,0% | 5,1% |
Xiaomi | 4,5% | 4,8% | 4,8% | 5,0% |
Outros | 43,5% | 42,5% | 43,5% | 44,2% |
Total | 100,0% | 100,0% | 100,0% | 100,0% |
Crescimento Total Ano-a-Ano (%) | 31,0% | 29,6% | 6,4% | 12,3% |
Fonte: Strategy Analytics |