Vendas de smartphones chegam ao número recorde de 1,4Bi em 2015

a3sservicos Leave a Comment

De acordo com a empresa de análise de mercados StrategyAnalytics o mercado de venda de smartphones cresceu 12% de 2014 para 2015 indo de 1,28 para 1,44 bilhões de unidades vendidas no mundo inteiro. Mas apesar de o crescimento ter sido relativamente grande de um ano para outro, o crescimento no último trimestre de 2015 cresceu apenas 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa desacelaração no crescimento das vendas é atribuído principalmente ao amadurecimento de grandes mercados como a China e às crescentes preocupações dos consumidores em relação à economia mundial.

Samsung e Apple lideram o mercado com folga

Vendas de iPhone tiveram aumento de menos de 1% do 4º trimestre de 2014 para o de 2015
A Samsung teve um crescimento de 9% no último trimestre de 2015 e colocou mais 81,3 milhões de aparelhos nas mãos de consumidores ao redor do mundo (contra 74,5 milhões no 4º trimestre de 2014). Esse foi o maior crescimento atingido pela Samsung em pouco mais de dois anos e ajudou a empresa coreana a se manter à frente da Apple e assegurar o primeiro lugar em vendas com 20% para o trimestre e 22% no ano. A Samsung deve lançar o novo modelo se sua linha flagship Galaxy S, em um evento no dia 21 de Fevereiro e isso deve ajudar a empresa a garantir e consolidar sua liderança no mercado de smartphones.

A Apple quase não teve crescimento do 4º trimestre de 2014 para 2015 tendo vendido 74,5 e 74,8 milhões de unidades respectivamente, garantindo 18% do mercado e a segunda posição entre os fabricantes. Aparentemente a Apple está atingindo um plato de vendas para o iPhone e terá que expandir sua participação em mercados como a Índia e Nigéria para reestabelecer o crescimento de vendas do dessa linha em 2016.

Chineses completam a lista dos top 5 fabricantes

O mercado asiático é decisivo na definição da participação no mercado
A chinesa Huawei manteve a terceira posição com 8,1% do mercado global no 4ºT de 2015, 2% a mais que no mesmo período do ano anterior. Huawei se juntou ao pelotão de elite e entregou mais 100 milhões de smartphones a seus clientes pela primeira vez em ano em 2015. Um feito realmente impressionante. No entanto, há sinais que o crescimento dessa empresa esteja desacelerando enquanto outros grandes fabricantes como a Xiaomi começam a se posicionar e lutar por mercados importantes da Asia.
Assim como antes o quarto e quinto lugares foram ocupados pela Lenovo-Motorola e Xiaomi. A primeira fechou 4ºT de 2015 com 5% do mercado mas com um declínio de 18% em suas vendas anuais de 2014 para 2015, demonstrando que a junção da Lenovo com a Motorola ainda não se provou frutífera, e a venda da empresa resultante da união é menor hoje do que a soma da duas empresas antes de se tornarem uma em 2014

A segunda (Xiaomi) se igualou à Lenovo-Motorola no 4ºT com 5% do mercado e tem lançado modelos de aparelhos 4G com designs arrojados para colocar pressão em competidores como Huawei, LG, ZTE e Micromax nos mercados da China e Índia e conquistar uma fatia de mercado maior.
Abaixo as tabela de vendas com comparativos entre 2014 e 2015.

Venda global por fabricante (Milhões de Unidades) 4ºT ’14 2014 4ºT ’15 2015
Samsung 74,5 317,2 81,3 319,7
Apple 74,5 192,7 74,8 231,5
Huawei 24,1 74,1 32,6 107,1
Lenovo-Motorola 24,7 92,7 20,2 73,9
Xiaomi 17,0 61,1 19,5 72,0
Outros 165,3 545,7 176,1 637,5
Total 380,1 1.283,5 404,5 1.441,7
       
Participação no mercado global de smartphones (%) 4ºT ’14 2014 4ºT ’15 2015
Samsung 19,6% 24,7% 20,1% 22,2%
Apple 19,6% 15,0% 18,5% 16,1%
Huawei 6,3% 5,8% 8,1% 7,4%
Lenovo-Motorola 6,5% 7,2% 5,0% 5,1%
Xiaomi 4,5% 4,8% 4,8% 5,0%
Outros 43,5% 42,5% 43,5% 44,2%
Total 100,0% 100,0% 100,0% 100,0%
       
Crescimento Total Ano-a-Ano (%) 31,0% 29,6% 6,4% 12,3%
       
Fonte: Strategy Analytics

Leave a Reply