Apple Park

Apple Park está próximo da inauguração.

Leticia Sendino Leave a Comment

Se aproxima a data de inauguração do novo campus da empresa da Maçã, o Apple Park. A expectativa é das obras estarem completamente finalizadas logo após o verão norte americano. E a ocupação completa acontecendo antes do final do ano.

Funcionários começam a migração para nova sede

A nova sede da Apple Inc. batizada de Apple Park começa a receber seus funcionários nesse mês de Abril. O campus 2 fica localizado à poucos quilômetros do atual em Cupertino, CA. O processo de migração deve levar cerca de 6 meses com as obras continuando a todo vapor. Serão cerca de 12 mil colaboradores que deixarão o Campus 1 – incluindo o atual CEO, Tim Cook – e irão se instalar na nova sede, que tem uma área de mais de 700.000 quilômetros quadrados e custou cerca de US$ 5 bilhões de dólares.

Steve Jobs como idealizador do projeto

Imaginado pelo fundador da empresa, Steve Jobs, a concepção final começou quando ainda ele era vivo. A compra dos terrenos iniciou-se em 2006 e a apresentação da idéia de uma segunda sede para o conselho da cidade foi realizado na mesma época. Jobs se manteve ativo no projeto principalmente nos seus dois últimos anos de vida, antes de sua morte em 2011. Naquele mesmo ano os detalhes do projeto arquitetônico foram apresentados ao conselho e tomado à público.
¨A visão de Steve para a Apple foi além do seu tempo aqui conosco. Ele tinha como intenção tornar a Apple Park a incubadora de inovações feitas pelas próximas gerações¨ – disse Tim Cook, CEO da Apple, em última postagem oficial no site da Apple (conteúdo em inglês).

Grandiosidade do projeto

Com aspecto futurista, o projeto integra os 8 edifícios da empresa de forma circular lembrando um disco voador. Anunciado como ¨um círculo perfeito¨, possui 4 andares acima do chão e 3 andares de subsolo. Foram usados apenas vidros em suas paredes, assim facilitando a vista tanto para o pátio interior quanto à paisagem no exterior do edifício. Dado a demanda de vidro, foi necessário comprar uma fábrica deles para a obra. Ele foi todo pensado para conectar os prédios com os jardins abertos, criando um paisagismo fascinante onde as pessoas terão um contato direto com o meio ambiente. Essa visão de integração com a natureza era desejo de Jobs, que era fã da paisagem da Califórnia. A firma responsável pela obra foi a Foster + Partners, empresa britânica sediada em Londres e reconhecida mundialmente. Parte desse grande empreendimento será aberto ao público, incluindo uma cafeteria, e claro, uma Apple Store.

Referência em sustentabilidade e qualidade de vida

Não é apenas com a beleza arquitetônica que o projeto conta, é também uma referencia para projetos de sustentabilidade. O campus vai funcionar apenas com energia renovável. Para isso a Apple colocou painéis solares que geram 17 megawatts, o que o torna um dos maiores empreendimentos auto suficientes do mundo nesse quesito. Também há um sistema de ventilação que vai evitar o uso de ar condicionado ou aquecimento por nove meses ao ano. Os colaboradores da Apple contarão com um centro de fitness de quase 10.000 metros quadrados. Além disso terão 3,2 quilômetros de trilhas para caminhadas, orquidários e uma mini-floresta de mais de 9 mil árvores nativas e uma lagoa central.

Steve Jobs Theater

Para honrar a memória e perpetuar a influência na marca, o teatro do complexo terá o nome do fundador, Steve Jobs. Se vivo, Jobs teria completado 62 anos no último dia 24 de Fevereiro. O auditório terá mil assentos em um prédio circular com pé direto alto de 6 metros de altura e teto feito de fibra de carbono. Está situado no topo de uma colina em um dos pontos mais altos de dentro do Apple Park e será o prédio central.

Leave a Reply