Novo Surface Laptop

Microsoft entra no mercado de laptops com Surface Laptop

Milton Lapido Leave a Comment

Em seu evento voltado à educação realizado hoje (02/05/2015), a Microsoft fez um movimento inesperado e lançou seu Surface Laptop. O dispositivo é a aposta que os laptops não sucumbirão aos tablets. Esse lançamento também trás uma nova versão do Windows, especialmente criada para garantir velocidade e segurança.

Loptop de verdade

O novo produto vem aumentar a família Surface introduzida pela empresa há pouco mais de 4 anos. Os primeiros produtos Surfaces foram introduzidos para fazer frente aos tablets, em especial os iPads. Em 2015 veio o Surface Book, um híbrido de tablet e notebook. No ano passado, a família ganhou o Surface Studio, um desktop com vários conceitos novos e um novo tipo de periférico, o Dial, que, em conjunto com a caneta digital, criava uma nova experiência para os usuários. O novo Surface Laptop, apresentado hoje, traz a categoria laptop para a família.

Maçã e Chomebooks na mira da Microsoft

Se por um lado, quando consideramos o cuidado com o design e tecnologia no produto, a Microsoft parece estar mirando o mercado hoje ocupado pelos laptops da Apple, por outro, considerando que rodarão o novo Windows 10 S, o alvo parece ser os Chromebooks.
Mas nenhuma dessas duas batalhas vão ser fáceis. O mercado de PCs em geral vem declinando em vendas há dez trimestres seguidos. A única empresa que tem conseguido aumentar sua participação no mercado ao mesmo tempo que aumenta o volume total de PCs vendidos é a Apple. Em outra ponta, se valendo de baixos preços e um outro sistema operacional, os Chomebooks vem ganhando muita popularidade, especialmente entre estudantes.

Inovação e Beleza em uma só peça

Entregar um produto que reúna as mais avançadas tecnologias em um corpo de beleza e expressão singular, parece ser a única receita para tentar ganhar momentum e emplacar um PC hoje. E a Microsoft parece ter seguido a receita direitinho. E o vídeo de introdução do novo Suface Laptop parece também se valer dos conceitos explorados pela empresa Cupertino há tempos no lançamento de seus laptops. Vejam o vídeo abaixo (conteúdo em inglês).

Quem já pegou o Surface Laptop na mão relata que a sensação é incrível e que se trata de um produto de primeira linha. Apesar disso, algumas delas receberam com estranheza o tecido usado no entorno do teclado e trackpad.

Hardware que impressiona

O aparelho é leve, fino e tem como maior promessa uma bateria para até 14 horas e meia. O Surface Laptop pesa apenas 1.25kg, e possui uma espessura de menos que 1.5cm. Ele será comercializado em 4 cores: Burgundy (vinho), Platinum (cinza), Cobalt Blue (azul cobalto) e Graphite Gold (grafite dourado), mas não para todas as configurações. O modelo com a melhor configuração, por exemplo, só estará disponível na cor Platinum.
A tela é uma PixelSense (sensível ao toque) de 13,5 polegadas com 3,5 milhões de pixels. Tem proporção de 3:2, multi-toque de 10 pontos, resolução de 2256 x 1504 (201 PPI) e proteção Gorilla Glass 3.
Surface Laptop em suas quatro cores.Serão dois os processadores disponíveis, o Intel Core i5 e o Intel Core i7.

Bateria que dura até 14 horas e meia é a maior promessa.
O armazenamento de dados é em SSD (os invés de HD) com três opções de tamanhos: 128, 256 e 512GB. Também há três opções de memória RAM: 4, 8 e 16GB. A placa de vídeo poderá ser a Intel HD Graphics 620 ou a Intel Iris Plus Graphics 640.
O modelo de entrada possui 128GB de SSD, 4GB de RAM e placa Intel HD Graphics 620 e já está disponível em pré-venda nos EUA por US$999. O modelo mais potente possui 512GB de SSD, 16GB de RAM e placa Intel Iris Plus Graphics 640, também em pré-venda por US$2.199. Todos os modelos trazem também camera frontal de 720p, microfone estéreo, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.0 LE e som Dolby Audio Premium.
Os aparelhos começarão a ser entregues em 15 de Junho desse ano.

Windows 10 S

Todos os modelos virão de fábrica com o novo Windows 10 S. Esse novo Windows foi especialmente criado para garantir velocidade e segurança aos seus usuários. Nessa versão, apenas aplicativos entregues pela loja da Microsoft poderão ser executados. O sistema vem com o Office 365 (gratuito por um ano), o Microsoft Edge que é o navegador padrão e também foi otimizado para trazer maior segurança e performance.
Para encarar o Chrome OS o Windows 10 S promete iniciar em menos de dez segundos sempre. Com o Windows Hello essa versão permite um login rápido e sem senhas. E, como em outras versões do SO, a assistente virtual Cortana está à disposição.
Mas mesmos com tudo isso, pelo menos no primeiro ano, os compradores do Surface Laptop poderão fazer o upgrade para o Windows 10 Pro gratuitamente, caso não se adaptem ao Windows 10 S.

Leave a Reply