Windows 10 S

Windows 10 S é a resposta da Microsoft ao Chrome OS

Milton Lapido 0 Comments

Lançado com o novo Surface Laptop, o Windows 10 S é a resposta da Microsoft ao Chrome OS. A empresa promete que novos laptops com o novo sistema chegarão ao mercado no verão americano com preços iniciando em US$189.

Segurança e velocidade

A Microsoft está lançando uma nova versão do Windows 10 hoje (02/05/2017): o Windows 10 S. Essa nova variante é essencialmente a resposta da Microsoft ao Chrome OS, uma simplificação do Windows criada para hardware low-end e, em especial, para o mercado da educação. Durante uma demonstração no palco do evento, Terry Myerson, responsável pelo Windows na Microsoft, destacou o fato de que tudo o que roda no Windows 10 S é baixado da Windows Store (loja de aplicações da Microsoft). Isso não significa que aplicativos de desktop não serão executados nesta versão do Windows 10, mas eles precisam ser especialmente empacotados e listados na Windows Store. Essa limitação visa garantir que a Microsoft terá controle sobre a segurança e a integridade das aplicações que serão executadas no novo sistema.
Myerson seguiu mostrando a capacidade do SO de suportar periféricos e dispositivos assim como o Windows 10 normal, agora nomeado Windows 10 Pro. Ele também denotou que a Microsoft “simplificou” o papel de parede padrão para o Windows 10 S, um fato de tão pouca relevância que causou estranheza entre os presentes ter sido destacado. “O Windows 10 S irá executar qualquer navegador na loja do Windows”, comentou Myerson na sequencia, sugerindo que, se a Google estiver disposta a incluir o Chrome na loja, então ele estará disponível para os dispositivos rodando o Windows 10 S. Mas sem Chrome por hora, a Microsoft focou a apresentação no seu navegador, o Edge e, em particular, em sites educacionais e aplicações web.

Pronto para o uso

O Windows 10 S foi desenhado para ter um login mais rápido
A Microsoft também modificou como o processo de login funciona no Windows 10 S. O Windows 10 S levará menos de 15 segundos para estar pronto para um aluno fazer login e usar pela primeira vez, um processo mais rápido do que o que está atualmente disponível no Windows 10 Pro, Diz a Microsoft. Outras melhorias incluem a capacidade de configurar máquinas usando uma unidade USB com opções pré-configuradas. O Windows 10 S irá simplesmente detectar a chave e personalizar todas as configurações prontas para uma escola.

Mercado de Educação é o foco

A Microsoft está realmente mirando no mercado de educação e seu objetivo com o Windows 10 S é ter uma ampla gama de parceiros de PC criando dispositivos que executem esta nova variante do Windows 10. Os dispositivos terão preços iniciando em US$189 e começarão a chegar no mercado este verão (americano) e todas as máquinas sairão de fábrica com uma assinatura gratuita para o Minecraft: Education Edition. O Windows 10 S também será gratuito para todas as escolas que estão atualmente executando o Windows 10 Pro em seus PCs e inclui o Office 365 Educacional com Microsoft Teams gratuitamente.

Office 365 na Windows Store

A Microsoft também está trazendo versões completas do Office para a Windows Store, mas precisamos ver mais aplicativos de desktop chegarem para ver se o Windows 10 S será bem-sucedido no mercado ao qual está limitado. Se for muito restritivo, a Microsoft está oferecendo uma opção para ativar todas as aplicações de desktop gratuitamente. Se você comprar um dispositivo com o Windows 10 S, poderá fazer o upgrade para o Windows 10 Pro para permitir que todos os aplicativos do desktop sejam executados normalmente.

Leave a Reply