Android Marshmallow

Android Marshmallow finalmente chega a 1% de adoção

Milton Lapido Leave a Comment

Que o Android tem uma taxa de adoção de suas últimas versões vertiginosamente menor que a do iOS, já é sabido. Mas havia a esperança que sua última iteração, o Android Marshmallow pudesse reverter esse quadro quando foi lançando em setembro do ano passado para turbinar os aparelhos apresentados pela Google na mesma ocasião, o Nexus 5X, que é fabricado e vendido pela coreana LG e o Nexus 6P, que é feito e distribuído pela Huawei. No entanto, muito provavelmente pressionado (para baixo) pela fraca venda desses aparelhos o Marshmallow acaba de ultrapassar a pífia marca de 1% dos aparelhos com Android atualmente em funcionamento no mercado mundial.

Atualizações para aparelhos em uso demoram

A versão mais popular do Android ainda é a 4.4 – KitKat, de 2013.
Esse é um cenário triste de se ver, mas ele tem uma explicação. Tipicamente as novas versões do Android ficam restritas à novos aparelhos que tendem a ser “high end” e portanto de custo mais alto, e à aparelhos mais poderosos de cerca de um ano de idade. Mas ter um aparelho poderoso não é o suficiente para que se possa saltar para a última incursão do Android. É necessário aguardar que a empresa fabricante do aparelho faça a adaptação do Android para aquele modelo, que ela seja aprovada no país do proprietário do aparelho e por último que seja validada e homologada pela operadora móvel do usuário do dispositivo. O tempo para isso acontecer pode oscilar entre 4 meses e um ano e se seu aparelho não for um modelo popular, as chances desse processo ocorrer diminuem consideravelmente.

A adoção por versão

Por esse motivo a versão mais popularmente instalada do Android ainda é o KitKat, que é três versões anterior à atual e foi lançada há mais de 2 anos e meio. Na tabela abaixo podemos ver a porcentagem de cada versão do Android na data de 1º de Fevereiro de 2016, conforme verificado pela Google e publicado em página do site de desenvolvedores.

Distribuição do Android

Leave a Reply