Nos dois últimos anos a Microsoft mudou várias vezes a estratégia do Windows (em seus vários sabores: Phone, surface, desktop e server) e uma das principais mudanças ficou por conta da criação de uma loja de aplicativos para cada um dos tipos de dispositivos e depois a união das lojas para desktop, surface e phone em uma única loja.
Uma única loja
A estratégia de juntar as lojas parece ter dado certo. Unida ao lançamento do Windows 10, que facilitou terrivelmente o trabalho dos desenvolvedores em criar aplicativos para os vários tipos de dispositivos que rodam essa nova versão do SO da Microsoft, a loja teve uma explosão não só no número de novos aplicativos mas também no número de acessos. Nos últimos seis meses a loja da empresa de Redmond já acumulou a expressiva marca de 3 Bilhões de acessos.
Jogos ainda é a categoria mais popular
Português brasileiro foi a 3ª língua mais usada nos acessos à Windows StoreOs dados foram divulgados pela própria Microsoft, que revelou também que meio bilhão desses acessos aconteceram no último mês e que entre outubro e dezembro de 2015 as categorias de aplicativos mais populares na Windows Store foram:
- Jogos – mais de 30%
- Ferramentas – 15%
- Foto & Vídeo – 8%
Entre as línguas mais usadas nos acessos à loja, as cinco mais usadas são:
- Inglês
- Espanhol
- Português Brasileiro
- Russo
- Hindu